CAVG É BICAMPEÃO DA ETAPA SUL-BRASILEIRA DOS JIFS

A equipe de futsal feminino do IFsul, campus CAVG, composta por seis atletas da Malgi (duas da equipe principal e quatro da base) sagrou-se na semana passada bicampeã da etapa sul-brasileira dos Jogos dos Institutos Federais (JIFs), o maior evento esportivo da Rede Federal. Na competição, realizada em São José dos Pinhais, no Paraná, as atletas conquistaram a medalha de ouro na modalidade em final disputada com o IF Farroupilha. Com o primeiro lugar do pódio, as campeãs também garantiram vaga para a etapa nacional dos JIFs, que será disputada em outubro, em Minas Gerais.

Com direito a torcida organizada no câmpus Pelotas-Visconde da Graça durante a transmissão ao vivo da partida, realizada pelo IFSC TV, as meninas do futsal fizeram jus aos comentários ouvidos entre a torcida dentro do ginásio. Logo após a equipe sagrar-se bicampeã do JIF-Sul, quem passava pelas arquibancadas ouvia atletas de outros institutos comentando o alto desempenho do time. Mesmo com início de jogo tenso, com empate em 1×1, as meninas do IFSul logo impuseram seu ritmo de jogo e fecharam o placar em 7 a 4 sobre o IF Farroupilha. “Foi uma final digna de duas grandes equipes, mas na segunda etapa do jogo conseguimos impor nossa forte preparação física e garantir a vitória”, comenta o treinador Maurício Giusti, que definiu o confronto como “um jogaço para quem estava no ginásio, com troca de lideranças no placar, muitos gols e belos lances”.

De acordo com Maurício, a competição foi muito difícil, pois a cada ano as equipes se organizam mais e a modalidade em si cresce dentro do naipe feminino. Diferentemente do futsal masculino, já consagrado dentro da competição, esta é a segunda vez consecutiva em que os seis institutos participantes levam representantes para os jogos. “Isso gera valorização à modalidade: a arbitragem e a organização do evento acabam dando mais valor ao futsal feminino”, ressalta, acrescentando que inclusive a alteração do tempo de duração das partidas para o mesmo tempo do masculino é uma das conquistas provenientes desse reconhecimento.

Campanha
4 jogos
4 vitórias
21 gols marcados
7 gols sofridos
14 gols de saldo

Primeira fase
IFSC 0x3 IFSul
IFSul 4×0 IFRS

Semifinal
IFPR 3×7 IFSul

Final
IFSul 7×4 IFFAR

Foco no nacional
Com a conquista do bicampeonato, agora as meninas vão tentar repetir o feito nos jogos nacionais, onde já foram campeãs na modalidade no ano passado. Para o professor, o bom desempenho é resultado de anos de trabalho em projetos do câmpus. “Hoje nós temos 30 e poucas meninas treinando. São oito anos de projeto dentro da escola. Temos o projeto do adulto profissional e o projeto das alunas, que vão representar o câmpus e o IFSul. A gente tem certeza que o caminho é esse e que o trabalho está sendo bem feito”, comemora.

Maria Antônia Fagundes de Leon, estudante do curso técnico em agropecuária e capitã do time, também credita aos treinos o bom resultado. “Nós treinamos bastante e nos preparamos muito para chegar até aqui”, afirma. E é categórica sobre o que espera dos Jogos Nacionais. “Ano passado nós já fomos campeãs e esse ano vamos tentar de novo!”.

Conquistas que vão muito além das medalhas
Ainda que as vitórias sejam fortemente comemoradas, muitos outros fatores colaboram para que os JIFs tenham o poder de mobilização verificado dentro das instituições participantes. De acordo com os professores Maurício Giusti e Roberta Bermudes, os dias de jogos são vivenciados de forma intensa pelos estudantes, tanto dentro quanto fora das quadras. “Os alunos são submetidos a diversos desafios dentro dos jogos, como o respeito à competição, às regras e aos adversários momentâneos, mas também fora, como senso de responsabilidade, organização e de conviver com as diferenças de cada um”, comentam. Segundo eles, o evento proporciona dias inesquecíveis para os estudantes e para os professores: “conseguimos dialogar e ter contato com outras realidades; aprendemos muito nessa conexão e com as trocas de experiências”, destacam.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *