2010: Começo da nossa história
A Associação Malgi de Esportes foi criada oficialmente no dia 1º de janeiro de 2016, mas sua origem e história são muito mais antigas. A história começa em meados de outubro do ano de 2010, quando o Professor Maurício Lobo Giusti, ao organizar uma competição de futsal feminino, observou o potencial das meninas/mulheres de Pelotas e região. Casualmente, no mesmo período, a Universidade Católica de Pelotas precisava de uma equipe feminina para disputar o Campeonato Estadual do ano seguinte, 2011, conjuntamente com a equipe masculina que já disputava a série prata da competição mais importante de futsal do Rio Grande do Sul.
2011
pós diversas reuniões, surgiu no seio da UCPel, a equipe de futsal feminino que seria o embrião e a origem do que hoje é a Associação Malgi de Esportes. Em março de 2011, com mais de 90 atletas participantes, foi organizada a primeira seletiva de atletas. Destas, 18 foram selecionadas para o primeiro plantel do projeto.
No primeiro ano, a UCPel participou do Campeonato Estadual, terminando em 5º lugar, e também de diversas competições amadoras, sendo campeã do Mircamp e da Olimpíada Comerciária do Sesc – etapa regional. Já no primeiro ano o projeto apresentava bons resultados, provenientes de um planejamento e uma estrutura diferenciada, passando pela qualificação da comissão técnica, academia, nutricionista, setor de medicina e fisioterapia, preparadora física, preparadora de goleiras, psicólogas e diversas estagiárias das diferentes áreas do conhecimento. Em 2011, a equipe do projeto fundou o Grupo de Estudos em Futsal (GEF), onde foram produzidos e publicados artigos científicos e as atletas também serviram de amostra para diversos trabalhos acadêmicos em diferentes níveis, artigos, trabalhos de iniciação científica, trabalhos de conclusão de curso de graduação, trabalhos de especialização, trabalhos de mestrado, entre outros.
2012/2013
No segundo ano, 2012, a UCPel extinguiu o programa UCPel Esportes, onde estava inserido o futsal feminino. Foi a oportunidade do surgimento do Projeto de Extensão dentro do IFSUL, denominado Futsal Feminino IFSUL 2012, com a Coordenação do Professor Maurício. Do projeto, surgiu também a parceria com o Sest Senat para utilização do ginásio para treinamentos e jogos, surgiu daí a nova equipe, IFSUL/SEST SENAT. A mudança de nomenclatura não afetou os resultados dentro de quadra, que seguiram a evoluir. Na temporada 2012, a então IFSUL/SEST terminou na 6ª posição do Campeonato Estadual, que naquele ano contou com 11 equipes. Foi a primeira vez que a equipe se classificou para os playoffs do Estadual. A equipe também se sagrou bicampeã do Mircamp. O ano de 2012 marcou o projeto pela origem das categorias de base, diversas meninas passaram pelo sub-20, sub-17 e sub-15. No ano seguinte, 2013, grandes mudanças e uma renovação total no plantel ocorreram. A equipe passou a se chamar IF-CAVG/SEST e a classificação final no Estadual foi o 8º lugar. Praticamente todas as atletas que disputaram o Estadual em 2013 tiveram sua primeira experiência nas quadras da maior competição do RS, visto que vieram das categorias de base de 2012. A equipe foi campeã da Taça Alta Tensão disputada em Santa Vitória do Palmar e a equipe sub-20/sub-17, foi terceira colocada na mesma competição.
2014
Em 2014 a equipe foi Campeã da 1ª Copa Marau de Futsal Feminino e foi eliminada no Campeonato Estadual nos playoffs de quartas-de-final, terminando na 7ª posição. O destaque do ano de 2014 foi a equipe escolar do IF-CAVG que conquistou pela primeira vez os Jogos dos Institutos Federais – fase IFSUL (JIFs), os Jogos Escolares do Rio Grande do Sul – fase regional (Jergs) e os Jogos Escolares de Pelotas (JEPEL), ou seja, a tríplice coroa das competições escolares.
2015
Em 2015, o projeto IF-CAVG/SEST teve uma fugaz parceria com a Escola de Futebol do Botafogo do RJ, Estrelas do Futuro, mas que foi rapidamente desfeita pelo não cumprimento por parte da Escola citada, dos acordos combinados. A equipe encerrou o Campeonato Estadual na fase de quartas-de-final, na 5ª posição. A equipe também foi campeã da primeira edição dos Jogos Abertos de Pelotas (JAP). A equipe escolar do CAVG por sua vez foi bicampeã dos JIFs – fase IFSUL.
2016
Em 2016, com o surgimento da Associação Malgi de Esportes e a opção do Sest em sair do projeto, surgiu a MALGI/CAVG que já vem dando frutos, a equipe escolar do CAVG sagrou-se tricampeã dos JIFs – fase IFSUL. No corrente ano ainda, estamos disputando o Campeonato Estadual Adulto, os Jogos Abertos de Pelotas, seremos uma das quatro equipes “fundadoras” do Campeonato Estadual Sub-20 e nos preparamos para a Fase Sul Brasileira dos JIFs, que ocorrerá em agosto na cidade de Blumenau – SC. O ano de 2016 também marca na história, como o ano da primeira convocação de uma atleta da MALGI para a seleção brasileira sub-20. Vale destacar que a MALGI é a única equipe de futsal adulta, entre masculino e feminino, da região sul do RS a participar do Campeonato Estadual. Na temporada a equipe terminou na 3ª posição do Estadual.
2018
A temporada 2018 a Malgi/CAVG fez história ao conquistar a Taça RS (primeiro turno do Campeonato Estadual), algo inédito na cidade, alem de conquistar o tetracampeonato dos Jogos Abertos de Pelotas, sem ser derrotada em nenhuma partida nesses quatro anos. Alem das conquistas, a equipe conquistou o vice-campeonato Estadual, melhor colocação de uma equipe de futsal feminino da história de Pelotas.
2019
A temporada 2019 a Malgi/CAVG voltou a fazer história, desta vez ao representar o Rio Grande do Sul na disputada da Copa do Brasil Adulta, algo inédito para cidade de Pelotas. Alem da participação ma competição nacional, a equipe ainda conquistou novamente o vice-campeonato Estadual, e foi eliminada nas semifinais da Liga Gaúcha.
O momento mais marcante da temporada ficou para o final do ano, quando a Malgi em parceria com a FGFS realizou pela primeira vez na história dos campeonatos Estaduais de Base Femininos, nas categorias Sub-9, Sub-11, Sub-13 e Sub-15. A iniciativa foi coroada com a equipe conquistando os quatro títulos da competição.
2020
O ano de 2020 foi um dos mais duros na história da Malgi, assim como para toda humanidade nas últimas décadas, a equipe optou em preservar vidas e parar as atividades quando declarada a pandemia do Covid-19. As atividades de toda a Associação foram interrompidas no dia 19 de março de 2020 e só retornariam em meados de 2021.
2021
O ano de 2021 foi o da reativação da Malgi.
Nessa proposta de retomada, com muita empatia a todos que foram atingidos pela pandemia e com muita solidariedade aos familiares das vítimas do coronavírus, a Associação organizou o seu retorno.
Ao pretender reativar suas atividades, era nítida a necessidade de capacitar seus profissionais e atletas para o novo momento. A solução encontrada foi de buscar instrução e mergulhar nos estudos, para que todos tivessem o maior conhecimento possível e entregássemos a todos a máxima segurança possível até o momento do retorno.
Com a construção, por parte do Departamento Médico, de um protocolo seguro para o retorno das atividades e respeitando os decretos vigentes, a equipe adulta da Malgi deu início ao processo de retorno às quadras. Após um período e com a melhora nos números da pandemia, as equipes sub-20 e sub-18 também retornaram. As conquistas vieram, a equipe adulta foi vice-campeã do Gauchão e da Taça Farroupilha e a inédita categoria sub-18 conquistou vaga para segunda fase da Liga Nacional, em Guarapuava-PR. O orgulho é ainda maior quando, conseguimos com que todos do clube seguissem os protocolos rigorosamente à risca e foram buscar a vacinação o quanto antes. Com essa a mentalidade, de que o respeito à vida em sociedade é um dos valores inegociáveis da Malgi, a nossa maior conquista de 2021, com certeza foi: a reativação da Malgi e nenhum caso de covid-19 ao longo de toda temporada 2021.