História

A Associação Malgi de Esportes foi criada oficialmente no dia 1º de janeiro de 2016, mas sua origem e história são muito mais antigas. A história começa em meados de outubro do ano de 2010, quando o Professor Maurício Lobo Giusti, ao organizar uma competição de futsal feminino, observou o potencial das meninas/mulheres de Pelotas e região. Casualmente, no mesmo período, a Universidade Católica de Pelotas precisava de uma equipe feminina para disputar o Campeonato Estadual do ano seguinte, 2011, conjuntamente com a equipe masculina que já disputava a série prata da competição mais importante de futsal do Rio Grande do Sul. Após diversas reuniões, surgiu no seio da UCPel, a equipe de futsal feminino que seria o embrião e a origem do que hoje é a Associação Malgi de Esportes. Em março de 2011, com mais de 90 atletas participantes, foi organizada a primeira seletiva de atletas. Destas, 18 foram selecionadas para o primeiro plantel do projeto.

No primeiro ano, a UCPel participou do Campeonato Estadual, terminando em 5º lugar, e também de diversas competições amadoras, sendo campeã do Mircamp e da Olimpíada  Comerciária do Sesc – etapa regional. Já no primeiro ano o projeto apresentava bons resultados, provenientes de um planejamento e uma estrutura diferenciada, passando pela qualificação da comissão técnica, academia, nutricionista, setor de medicina e fisioterapia, preparadora física, preparadora de goleiras, psicólogas e diversas estagiárias das diferentes áreas do conhecimento. Em 2011, a equipe do projeto fundou o Grupo de Estudos em Futsal (GEF), onde foram produzidos e publicados artigos científicos e as atletas também serviram de amostra para diversos trabalhos acadêmicos em diferentes níveis, artigos, trabalhos de iniciação científica, trabalhos de conclusão de curso de graduação, trabalhos de especialização, trabalhos de mestrado, entre outros.

2011 - 1

No segundo ano, 2012, a UCPel extinguiu o programa UCPel Esportes, onde estava inserido o futsal feminino. Foi a oportunidade do surgimento do Projeto de Extensão dentro do IFSUL, denominado Futsal Feminino IFSUL 2012, com a Coordenação do Professor Maurício. Do projeto, surgiu também a parceria com o Sest Senat para utilização do ginásio para treinamentos e jogos, surgiu daí a nova equipe, IFSUL/SEST SENAT. A mudança de nomenclatura não afetou os resultados dentro de quadra, que seguiram a evoluir. Na temporada 2012, a então IFSUL/SEST terminou na 6ª posição do Campeonato Estadual, que naquele ano contou com 11 equipes. Foi a primeira vez que a equipe se classificou para os playoffs do Estadual. A equipe também se sagrou bicampeã do Mircamp. O ano de 2012 marcou o projeto pela origem das categorias de base, diversas meninas passaram pelo sub-20, sub-17 e sub-15. No ano seguinte, 2013, grandes mudanças e uma renovação total no plantel ocorreram. A equipe passou a se chamar IF-CAVG/SEST e a classificação final no Estadual foi o 8º lugar. Praticamente todas as atletas que disputaram o Estadual em 2013 tiveram sua primeira experiência nas quadras da maior competição do RS, visto que vieram das categorias de base de 2012. A equipe foi campeã da Taça Alta Tensão disputada em Santa Vitória do Palmar e a equipe sub-20/sub-17, foi terceira colocada na mesma competição.

Em 2014 a equipe foi Campeã da 1ª Copa Marau de Futsal Feminino e foi eliminada no Campeonato Estadual nos playoffs de quartas-de-final, terminando na 7ª posição. O destaque do ano de 2014 foi a equipe escolar do IF-CAVG que conquistou pela primeira vez os Jogos dos Institutos Federais – fase IFSUL (JIFs), os Jogos Escolares do Rio Grande do Sul – fase regional (Jergs) e os Jogos Escolares de Pelotas (JEPEL), ou seja, a tríplice coroa das competições escolares.

Em 2015, o projeto IF-CAVG/SEST teve uma fugaz parceria com a Escola de Futebol do Botafogo do RJ, Estrelas do Futuro, mas que foi rapidamente desfeita pelo não cumprimento por parte da Escola citada, dos acordos combinados. A equipe encerrou o Campeonato Estadual na fase de quartas-de-final, na 5ª posição. A equipe também foi campeã da primeira edição dos Jogos Abertos de Pelotas (JAP). A equipe escolar do CAVG por sua vez foi bicampeã dos JIFs – fase IFSUL.

Em 2016, com o surgimento da Associação Malgi de Esportes e a opção do Sest em sair do projeto, surgiu a MALGI/CAVG que já vem dando frutos, a equipe escolar do CAVG sagrou-se tricampeã dos JIFs – fase IFSUL. No corrente ano ainda, estamos disputando o Campeonato Estadual Adulto, os Jogos Abertos de Pelotas, seremos uma das quatro equipes “fundadoras” do Campeonato Estadual Sub-20 e nos preparamos para a Fase Sul Brasileira dos JIFs, que ocorrerá em agosto na cidade de Blumenau – SC. O ano de 2016 também marca na história, como o ano da primeira convocação de uma atleta da MALGI para a seleção brasileira sub-20. Vale destacar que a MALGI é a única equipe de futsal adulta, entre masculino e feminino, da região sul do RS a participar do Campeonato Estadual. Na temporada a equipe terminou na 3ª posição do Estadual, melhor colocação de uma equipe de futsal feminino da história de Pelotas.

08

#SejaSócio #JogueJunto

%d blogueiros gostam disto: