IFSUL-CAVG/MALGI É CAMPEÃO BRASILEIRO

De 3 a 9 de outubro, em Brasília – DF, foi realizada a Etapa Nacional dos Jogos dos Institutos Federais (JIFs) e o futsal feminino do IFSUL-CAVG/MALGI sagrou-se campeão brasileiro, fazendo história. Pela primeira vez, em 93 anos de existência, uma equipe do CAVG conquistou um título nacional, além de ser a primeira equipe de futsal feminino do IFSUL a conquistar o título brasileiro. A campanha da equipe dirigida pelo Professor Mauricio Lobo Giusti foi mais uma vez, assim como nas fases regional e sul-brasileira, irretocável e venceu a competição de forma invicta, 4 vitórias em 4 jogos, marcando 33 gols e sofrendo apenas 3. Na grande decisão, disputada no domingo, a equipe goleou o representante da região nordeste do Brasil, o IF do Rio Grande do Norte por 7 a 2 e garantiu a medalha de ouro para a Pelotas. Participaram também da competição, os seguintes IFs: representando a Região Norte, IF Tocantins; Região Centro-Oeste, IF Goiano; Região Sudeste, IF Espírito Santo; e o IF sede dos jogos, IF Brasília.

Além do futsal feminino, o IFSul foi campeão no Atletismo, arremesso de peso feminino – Laura Pilow, salto em distância masculino – Gustavo Dalafavera, Judô masculino, categoria meio-pesado, Augusto Vogt. E vice-campeão no basquete feminino, 3º lugar no basquete masculino, 3º no futebol de campo masculino, 3º lugar no handebol feminino, 2º salto triplo masculino – Gustavo Dalafavera e 3º lugar nos 100m rasos masculino – Pedro H. Castro.

Chegar à etapa nacional e ainda sagrar-se campeã dos Jogos foi, para Edyelen Machado (capitã da equipe), uma experiência inexplicável. “Melhor ainda do que participar é chegar aqui nesta etapa, dar o nosso melhor em quadra e sermos campeãs representando o primeiro nacional ganho pelo CAVG em 93 anos!”, comemorou a aluna, que atribui a conquista à dedicação da equipe aos treinos e à postura humilde e focada do time. A atleta Maria Antônia Fagundes destaca a importância da torcida e o apoio dos familiares no incentivo aos alunos para a prática do esporte, principalmente no naipe feminino. “Sem o apoio deles, nada disso seria possível. Queria agradecer a toda torcida enviada, e um abraço especial ao pessoal de Livramento e a Prof. Roberta Fagundes que criou um grupo nas redes sociais só para torcer pela gente. Amizades construídas que nunca esqueceremos”,

A vitória inédita na competição nacional, não é a única conquista da equipe, como destaca o professor de Educação Física do campus Pelotas-Visconde da Graça (CAVG), Maurício Giusti. “Os jogos permitem que as alunas aprendam com as diferenças, ensina a se adaptar ao novo, fazer novas amizades, conhecer novas culturas, sotaques, dialetos, culinárias, além de ter experimentado jogar em uma região com a temperatura e o clima tão diferentes da nossa. A capacidade de se adaptar e o comprometimento das alunas em jogar como uma equipe, a colocar o coletivo acima do individual, foi fundamental para a conquista. Essa experiência deveria fazer parte do universo escolar, da vivência e da formação de todos os alunos, o ganho é indescritível, tanto na vitória quanto na derrota”. Segundo ele, o aprendizado trazido pela participação nos JIFs não tem preço: “O sorriso de satisfação e a alegria no rosto das meninas faz coroar todo o ano de preparação”.

A delegação do IFSUL foi composta pelos seguintes professores de Educação Física: Maurício Giusti (Pelotas – CaVG), Jorge Otte, Vinicius Costa, Gabriel Cunha, Marcio Peixoto e Thiago Borges (Pelotas), Kenji Suke e Andre Oreques (Venancio Aires) e, Sandro Barros (Charqueadas).

Confira a campanha do Futsal Feminino:

Primeira Fase:
IFSUL 8×0 IFTO (Tocantins)
IFSUL 15×0 IFB (Brasília)

Semifinal:
IFSUL 3×1 IFES (Espírito Santo)

Final:
IFSUL 7 x 2 IFRN (Rio Grande do Norte)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *